terça-feira, 3 de julho de 2012

Os gansos agradecem!









Venda de fígado de ganso será proibida no estado da Califórnia (EUA) a partir de domingo
Fonte: Rede Vista-se


Fim de linha para a venda de foie gras da Califórnia

A rede Vista-se divulgou que, a partir de julho de 2012 (01/7), será considerado crime vender qualquer produto que contenha foie gras (fígado de gansos ou patos engordados de forma cruel) em todo o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Há alguns anos, o então governador Arnold Schwarzenegger (ator/intérprete de O Exterminador do Futuro) havia conseguido proibir a produção da iguaria cruel. Agora a justiça também não permitirá que restaurantes californianos sirvam pratos com ela.

O foie gras é um “alimento” milenar descoberto pelos egípicios e é uma ótima notícia saber que a justiça do Estado da Califórnia levou em consideração o sofrimento dos animais e foi por eles que a proibição foi aceita. Donos de restaurantes locais que servem o foie gras estão revoltados e alegam ter sua liberdade comprometida. Já sobre a liberdade dos animais, eles não alegam nada.
O mais bizarro

Alguns restaurantes doam U$ 1 a cada prato com foie gras vendido. O dinheiro vai para uma suposta associação que faz pesquisas de como explorar e matar os animais com menos dor e sofrimento. Muitos clientes comem o fígado de um animal torturado e ainda saem com a cosciência tranquila por ter doado U$ 1 para que eles “sofram menos” no futuro e que o prato com fígado não suma do cardápio.

A saga do patê até a venda para consumo _ Entrevista da Globo News: