sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Seres que são artísticos, de tão lindos e curiosos!

Os oceanos são repletos de criaturas fascinantes porém ameaçadoras, que passeiam pelas águas exibindo estruturas incríveis. Alguns são como pequenas obras de arte abstrata. É o caso das temíveis águas-vivas ou ainda, medusas, no inglês, jellyfish. Cientificamente falando, os celenterados.
Medusa é uma das formas individuais que assumem os celenterados. De estrutura simples, é gelatinosa e tem o feitio de um sino ou guarda-sol transparente. Possui células urticantes, ou cnidoblastos, cheias de um líquido tóxico com que paralisa as presas. Por esse motivo recebe também os nomes de urtiga-do-mar, água-viva e alforreca.
Não há o que dizer...cientes de seus contras, a verdade é que estes seres sao de uma beleza extrema, que combina perfeitamente com as cores mutantes do vasto mar.

Abaixo, exemplos destas criaturas que habitam o fundo dos oceanos, até chegarem a areia do mar, levadas pelas ondas e observadas com curiosidade pela gurizada banhista.






































Água Viva, Tentáculos, Aquário, Black, Translúcido











Não...não...estas que estão abaixo, não estão no mar...são mitológicas. Não existem nas profundezas, não encalham na areia, não cantam, não levam espelhos para o fundo do mar. Estas, são como os OVNIs. Ninguém nunca provou a existência...